top of page

1920: A DÉCADA DA MODA REVOLUCIONÁRIA




A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) transformou o panorama cultural e social no mundo inteiro. Portanto, a moda foi influenciada pelos aspectos econômicos e sociais de cada época, que trazem alterações para os gostos e as principais tendências. Regras e restrições tradicionais da Europa Ocidental tornaram-se obsoletas, gerando, então, o glamour dos famosos “loucos anos 1920”.

Durante 1920, o visual feminino mudou radicalmente, indo de uma silhueta apertada no espartilho ao um look mais prático, moderno e singular. Neste período pós-guerra, os vestidos subiram em comprimento para tornar a vida mais fácil e trabalhos antes direcionados para os homens, que estavam no campo de batalha em maioria, foram destinados a mulheres.




A moda deu espaço para a melindrosa ou flapgirls, que se comportavam de forma jovial e ousada, em busca de emoções diversas nos anos 1920. Os vestidos, que continuam sendo considerados diferentes, eram soltos e iam até os joelhos ou um pouco depois. Tecidos leves em tons vibrantes tomaram conta do guarda-roupa feminino. Mas, enquanto a cintura não era marcada ou apenas ressaltavam o quadril, os tamanhos das peças eram provocativos. Além disso, as golas Peter Pan, conjuntos de marinheira, sapatos mary jane com salto cubano e chapéus curtos, quase em um formato de sino, eram os favoritos as consumidoras.





Também, os cabelos curtos, no queixo, eram outra trend super moderna: até a década anterior, era normal deixar as madeixas extremamente longas e presas nos mais diversos penteados. Os cortes la garçonneou bob eram os mais pedidos. Inclusive, a estilista Coco Chanel foi uma das que adotou o visual e o difundiu. Ainda assim, ela começou com o movimento de usar calças e smokings, classificados anteriormente como masculinos. No quesito acessório, plumas, miçangas e pérolas dominaram os looks para dar um ar elegante com muito movimento que acompanhava as danças de Charleston nas boates.


Maquiagem


A maquiagem, antes natural, foi substituída por olhos expressivos marcados com preto, através de um produto chamado Kohl, o antecessor do queridinho delineador. Popularizada pelo cinema, as mulheres vão em busca de novos produtos em 1920. Sobrancelhas ultra finas e lábios, em formado de coração, nos tons de vermelho são muito utilizados.



O FINAL DA DÉCADA

Entretanto, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova York, o mundo entra em crise econômica e se prepara para a década da Segunda Guerra Mundial. Por isso, há o que podemos considerar de “retrocesso” cultural e social, que também impactou a moda. Saias longas, cabelos compridos e cinturas marcadas voltam com toda força. Ao mesmo tempo, a ascensão de políticas radicais leva ao poder pessoas como Adolf Hitler, na Alemanha. Em síntese, o mundo fashion pode ser considerado um verdadeiro reflexo das mudanças vividas por nós ao longo do tempo.

“Após dois anos, a era do jazz parece tão distante quanto os dias antes da guerra. Foi um tempo emprestado de qualquer forma – toda a elite de uma nação vivendo com a despreocupação de duques e a casualidade de uma corista. Mas ser moralista é fácil agora e foi agradável estar na casa dos 20 anos em um tempo tão seguro e despreocupado”.

F. Scott Fitzgerald em Ecos da Era do Jazz, para uma edição de 1931 da Revista Scribner


SOBRE
CONTATO

Obrigada pela inscrição!

© 2022 by Anna Gabriela Mineiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page