Claude Monet, meu pintor favorito
- Anna Gabriela Mineiro
- 20 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2023
Sou encantada por todas as telas de Monet, não apenas pela beleza, mas também pela técnica delicada das pinceladas rápidas, que captavam, de forma precisa, cada detalhe do momento. A sutileza de detalhes, as cores, trazem-me uma sensação de frescor e serenidade. Simplesmente divino!
Claude Monet foi um pintor impressionista francês, considerado um dos mais importantes artistas do impressionismo. A característica mais marcante dessa escola artística são as pinturas ao ar livre.
O termo “Impressionismo” surgiu devido sua obra “Impressão, nascer do sol”, de 1872. Isso porque na Exposição Impressionista realizada no ano de 1874, em Paris, o grupo de artistas foi chamado pejorativamente pelos críticos de “impressionistas”.

Biografia
Oscar-Claude Monet nasceu em Paris dia 14 de novembro de 1840. Passou sua infância na cidade de Le Havre, na Normandia. Seu pai era comerciante e desejava que seu filho seguisse seus passos.
Entrou para a escola secundária de artes e com isso, seu interesse pela pintura cresceu ainda mais. Nesse momento, fez diversas caricaturas e seus desenhos já começaram a impressionar muita gente.
Com a morte de sua mãe, Monet passou a morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre, também pintora e interessada em artes.

Em 1863 aluga seu próprio estúdio em Paris e começa a participar de algumas exposições no Salão de Paris. Com a chegada da guerra franco-prussiana Monet vai morar em Londres com sua mulher e filho.
Camille teve complicações na segunda gravidez e logo após o nascimento do segundo filho do casal, ela falece.
Embora tenha tido dificuldades de vender sua arte, a partir de 1886, sua carreira começa a alavancar. Viajou para diversos países para se inspirar nas paisagens e vender suas obras.
Em 1892, casa-se pela segunda vez com Alice Hoschedé. Mudou-se para Giverny com sua família e lá comprou uma casa às margens do rio.
Monet continuou produzindo obras até a data de sua morte, embora tenha tido problemas de visão.
Faleceu na cidade de Giverny, França, aos 86 anos, dia 5 de dezembro de 1926. Hoje, é possível visitar a casa que viveu e seus belos jardins.
Obras
Captar momentos ao livre relacionados com cenas cotidianas foi o maior foco de Monet.
Além disso, realizou diversas séries onde ele apresenta a diferença de luminosidade em um mesmo local.
Dono de uma vasta obra, Monet misturou técnicas de pinceladas sutis e mais rápidas em suas telas. As cores vivas e a luminosidade são características presentes em suas obras.
Mulheres no Jardim (1866)

Nenúfares (1904)

Terraço em Sainte-Adresse. 1867

O Almoço. 1873

A Ponte Japonesa. 1900

“Eu devo ter flores, sempre e sempre.” -Claude Monet